Na hora de fazer uma tatuagem, sempre vem aquele receio da possibilidade de sentirmos dor. E tem muita gente que até desiste da ideia justamente pelo medo.
Mas, apesar da tatuagem ainda ser um processo dolorido e essa dor variar muito de pessoa para pessoa, temos muitos produtos, como as pomadas anestésicas por exemplo, que podem ajudar a reduzir enormemente a sensação de dor.
Será sobre isso que iremos falar neste artigo: tudo o que você precisa saber sobre as pomadas anestésicas e os seus maiores efeitos.
Para facilitar a leitura deste artigo ele foi divido em alguns tópicos!
A tatuagem é realmente um procedimento doloroso?
Não podemos negar, fazer uma tatuagem, é sim um processo muitas vezes dolorido. Afinal, o procedimento consiste em pintar as camadas mais profundas da pele por meio de perfurações com uma agulha.
Porém, sabemos que existem os locais que doem mais que outros, como é o caso de mãos, pés e costela. Se comparados com os braços e pernas por exemplo.
E, no final, o que determina realmente a intensidade da dor, é a sensibilidade da pessoa e também a quantidade de gordura que a área a ser tatuada possui.
Locais que tem uma quantidade a mais de gordura costumam ser menos dolorosos.
Entretanto, existem métodos hoje no mercado que podem diminuir a sensação de dor independentemente do local, e uma ótima maneira de se fazer isso é utilizando as pomadas anestésicas.
Se o principal motivo para você não fazer sua primeira tatuagem for o medo da dor, saiba que hoje esse não é mais um obstáculo.
Podemos confiar nas pomadas anestésicas para tatuagem?
Se você realmente já decidiu fazer a tatuagem e já falou com o seu tatuador, saiba que é necessário estar atento a alguns detalhes.
No mercado, não há ainda nenhum tipo de anestesia desenvolvida única e exclusivamente para tatuagens. A justificativa, neste caso, é que qualquer outro produto em contato com a pele no momento da perfuração pode comprometer todo o processo.
No entanto, hoje temos algumas pomadas que já são altamente recomendadas por especialistas, à base de xilocaína, prilocaína e lidocaína, que são substâncias que tem o poder de adormecer superficialmente a área onde são aplicadas.
É interessante também notarmos que essas pomadas são geralmente utilizadas em procedimentos cirúrgicos dermatológicos superficiais, sessões de tratamento a lasers e aplicações faciais.
Os maiores benefícios de se usar as pomadas anestésicas
Sabemos que um dos grandes vilões da dor é o próprio medo, pois quanto mais medo se tem de fazer algo, mais dor sentimos, por isso que alguns acabam desistindo, outros desmaiam e muitos tem queda de pressão e ansiedade.
É neste ponto que podemos considerar os benefícios de se usar as pomadas anestésicas, pois com elas a dor é praticamente eliminada.
No entanto, tem um contraponto que é o que faz com que muitos tatuadores não adotem o uso dessas pomadas anestésicas:
É que elas não permitem a absorção total da tinta e a qualidade do resultado final.
Neste caso, existem versões em gel também que são menos densas e melhoram a absorção das tintas, não interferem no resultado final, enquanto também livram a pessoa de sentir o desconforto da dor.
Conclusão
Como podemos perceber durante a leitura deste artigo, as pomadas anestésicas, como a TKTX por exemplo, realmente são ótimas aliadas no alívio da dor e que podem trazer um pouco mais de tranquilidade durante o processo de desenho da tatuagem.
E se você já decidiu fazer aquela tão sonhada tatuagem, porém ainda não fez pois quer evitar a dor, não perca mais tempo e use as pomadas anestésicas e tenha um resultado incrível sem sofrer durante o processo.
E aí, gostou do artigo? Então compartilhe com os amigos.
E para dúvidas, críticas ou sugestões deixe o seu comentário. Será uma alegria saber a sua opinião.
Obrigado e até a próxima! 😉
Conheça a Pomada Anestésica para Tatuagem TKTX, para alívio da dor em procedimentos estéticos como Tatuagem, Micropigmentação, Jato de Plasma e muito mais.