Anestesia para tatuagem: pode usar? Qual é a melhor? Veja!

A tatuagem pode ser feita em praticamente todas as partes do corpo, no entanto, algumas áreas são mais sensíveis, por isso, é necessário contar com a anestesia para tatuagem, boa parte dos estúdios de tatuagem disponibilizam pomadas que ajudam a amenizar a dor.

Pode aplicar anestesia para fazer tatuagem?

A anestesia é utilizada em procedimentos mais complexos, que requer a presença de um médico cirurgião, deve ter um aparato mínimo, conhecido como oxigênio, já as pomadas anestésicas podem ser aplicadas tranquilamente, desde que seja feito teste e que não haja nenhuma contra-indicação.

No entanto, é importante ter cuidado, pois algumas pomadas podem causar alergias na pele, as pomadas anestésicas não interferem na tatuagem em si, a pomada TKTX, por exemplo, não altera a cor do pigmento e pode ter uma boa duração de 4 horas, no máximo.

A anestesia injetável não é indicado por médicos na região onde será realizado a tatuagem, existe o risco de o pigmento ser levado para o sistema nervoso central, se você já fez a tatuagem e precisa fazer alguma cirurgia ou outro procedimento que utiliza a anestesia, é importante que a mesma esteja bem cicatrizada.

Os médicos também podem avaliar o local onde a anestesia será aplicada, para não oferecer nenhum tipo de risco para a sua saúde, com relação aos procedimentos de ressonância, também é necessário esperar 6 meses depois de realizado a sua tatuagem, conforme orientação dos laboratórios.

Quais regiões podem doer com mais facilidade?

É um fato comprovado que, as regiões que possuem menos pele podem doer com mais facilidade, requer um cuidado por parte do tatuador e de quem quer fazer a tatuagem, mostraremos abaixo, quais são as áreas que mais doem, confira:

Cabeça

Possui muitos nervos e por isso, apresenta uma sensibilidade maior, a testa é considerada a região mais dolorida, a pele do crânio é mais forte do que a pele do pé, por isso, o cérebro encontra-se mais protegido.

Lábios

Nos lábios, é provável que haja sangramento e ardência, todavia, esta é uma área onde costuma doer menos que a mão, por conta da mucosa da pele, que protege as mordidas.

Pescoço

Apresenta muitas terminações nervosas, porque liga o cérebro ao restante do corpo, contém menos lipídios com uma pele muito fina, é provável que a derme seca nesta região, provoque mais dor.

Peito

Não há músculos suficientes nesta região, por isso, se você não faz exercícios para fortalecer seus músculos, você sentirá dor facilmente, uma pessoa mais forte consegue ter mais resistência.

Costela

Se a camada não contém gordura suficiente, a dor será mais intensa, pessoas mais magras podem sofrer uma dor extremamente forte, se este for o seu caso, convém escolher outra área mais confortável.

Palma da mão

A mão possui uma função neurossensorial, a mão deve se comunicar diretamente com o cérebro, por conta das terminações nervosas, a dor será mais percebida.

Região genital

Esta é uma região erógena, é mais sensível, há também terminações nervosas, o mesmo vale para a tatuagem anal, a mucosa das microrachaduras do ânus é mais visível e pode sim, ocasionar uma dor descontável.

Pé 

A sola do pé é a pior parte para tatuar, os 29 ossos que formam o pé são muito delicados, o pé assim como a mão, tem ligações com as demais partes do corpo.

Cuidados pós-tatuagem

Depois de utilizar a anestesia para a tatuagem, é importante seguir algumas recomendações para que sua tatuagem possa ter uma cor sempre bonita e viva, você deve por exemplo, evitar sol, água salgada, jamais retire a casquinha que se forma, esta tem que cair sozinha.

A higienização é a melhor aliada contra inflamações, é fundamental que você utilize apenas produtos que são indicados pelos dermatologistas e esteticistas, o curativo plástico deve ser utilizado pelo menos nas primeiras 24 horas, esta é a maneira mais eficaz de evitar o acúmulo de sujeira, pois sua pele pode expelir tinta.

Para fazer a limpeza do local, use o soro fisiológico com sabonete neutro, faça a higienização por um período de 10 dias, para secar separe uma toalha limpa somente para a sua tatuagem, assim, é possível impedir a contaminação de doenças.

Nas primeiras horas, é normal a pele formar um tampão, isso é um sinal de que está em processo de regeneração, se você tem animais de estimação, nas primeiras 4 semanas não deixe que ele chegue perto da área que foi tatuada, lembre-se evite remover as casquinhas, se você retirar a área ficará muito sensível e a recuperação será mais lenta.

Também é necessário evitar hidratante comum, não molhe a região da tatuagem, não deixe que a tatuagem seja 100% colocada na água, se você seguir os cuidados já na primeira semana, a sua recuperação pode acontecer em um período de 30 dias.

Tenha cuidado com alimentos industrializados e que contenham muita gordura, evite por exemplo, comida japonesa, carne de porco, etc. Faça isso, pelo menos nos primeiros dias.

Dicas para escolher um bom estúdio de tatuagem

Para escolher um bom profissional, você não deve ter medo de pesquisar, conferir suas redes sociais e pedir referências, principalmente, os estúdios de tatuagem, da mesma forma que as clínicas de estética, devem seguir as normas de higiene conforme orienta a ANVISA e a vigilância sanitária de cada município.

Os profissionais que seguem esta determinação, geralmente possuem um certificado que deixam visível para que os clientes possam ver, os equipamentos e acessórios também devem ser armazenados em local adequado, clínicas e estúdios de tatuagem, precisam dispor de produtos descartáveis, como as agulhas, para impedir que haja alguma propagação de doenças.

Quais são os equipamentos utilizados para fazer o desenho da tatuagem?

Um bom estúdio de tatuagem costuma ter um kit de tatuagem, para poder desenhar diversos tamanhos de tattoo, por padrão, os materiais mais comuns que podemos encontrar nestes estúdios são:

» Agulhas para tatuagem;
» Biqueiras;
» Autoclave;
» Máquina de tatuagem;
» Tintas;
» Lavadora de Ultrassom;
» Envelopes selados.

Em clínicas de estética e em estúdios de tatuagens também deve ter EPIs como máscaras e luvas, para garantir segurança ao profissional e ao cliente, os estúdios mais experientes contam com mais de um profissional, em alguns casos podendo dispor de enfermeira e dermatologista para alguma emergência.

É importante saber que, existem dois tipos de agulhas que são agulha de pintura e agulha de traço, a agulha de traço contém um jogo com 15 agulhas finas, para atender bem seus clientes, você deve fazer uma pesquisa sobre os fornecedores.

Anestesia para fazer tatuagem, qual é a mais eficiente?

Esta pomada não é utilizada apenas para tatuagem, é fundamental que você saiba que sua durabilidade pode alcançar um tempo de 4 horas, os outros procedimentos que também utilizam a pomada são: micropigmentação, microblading, depilação, design de sobrancelha.

Quando você for comprar qualquer pomada anestésica, é necessário pesquisar se o fabricante é confiável, se a pomada é realmente conhecida, no caso da TKTX por exemplo, a fabricante é especialista em pomadas anestésicas, temos também pomadas para procedimentos capilares.

Todos os profissionais de estética do mundo todo confiam em nossa pomada, você poderá encontrá-la em diversas clínicas sem problema algum.

Portanto, a anestesia para tatuagem é segura e não altera a qualidade do pigmento, para adquirir basta clicar aqui, confira o passo a passo para utilizar e fazer o teste no nosso site.

Mantenha seus clientes protegidos com a melhor pomada anestésica!

Sobre a loja

Conheça a Pomada Anestésica para Tatuagem TKTX, para alívio da dor em procedimentos estéticos como Tatuagem, Micropigmentação, Jato de Plasma e muito mais.

Pague com
  • Pix
  • PagHiper
Selos

Criativa Cosméticos & Beleza Ltda - CPF: 062.472.657-60 © Todos os direitos reservados. 2022